Estratégias de SEO | Presença Online

6 Passos para Implementar Imediatamente Estratégias SEO em Seu Negócio Online.

Vamos falar de estratégias básicas e objetivas para aumentar a presença online de seu site utilizando metodologias de otimização para motores de busca na internet (SEO).

Search Engine Optimization (SEO)  é o termo técnico para “preciso dar um empurrão sério no meu site e tirá-lo do ostracismo em que está”.

Se você já tem um site de negócios, é possível implementar de imediato mudanças significativas que irão aumentar sua presença online.

Se você pretende criar seu site e colocar seu negócio na internet, esse passo a passo é essencial para guiar as etapas do planejamento do seu site.

Enquanto escrevia esta matéria, por sorte, saiu um relatório fresquinho da Hubspot para 2017 que mapeia as “Principais Prioridades de Marketing das Empresas nos Próximos 12 meses”.

  • Aumentar Tráfego Para o Site = 49%
  • Converter Contatos em Clientes = 72%
  • Aumento de Presença Orgânica/SEO = 56%

(Se quiser checar a pesquisa na íntegra dá uma olhada no meu Facebook)

Isto demonstra o tamanho da importância que as empresas estão dando em implementar com eficácia estratégias de SEO para gerar negócios.

Com base nisso vamos imaginar qual seria o “seu” cenário neste exato momento:

Cenário 1: Site bonitão, com as últimas tecnologias mas fica lá parado, sem tráfego.

Cenário 2: Site bonitão, funcional, com investimento em tráfego pago mas não gera vendas.

Cenário 3: Você já tem o seu site, gera vendas mas precisa aumentar a presença online do seu site para gerar mais vendas. Mas está sufocado com uma overdose de informação técnica e não sabe por onde começar e nem como contratar um profissional que possa proporcionar uma ajuda objetiva e prática.

Se você se enquadra em algum destes cenários leia este artigo até o final para poder entender como funciona este processo.

1- Análise do Ambiente

Você é capaz de responder estas perguntas com precisão neste exato momento?

  • Aonde você está no mercado?
  • Conhece os seus clientes atuais?
  • Conhece seus potenciais clientes?
  • Sabe o que eles pensam? Que problema eles querem resolver?
  • Conhece a sua concorrência? Sabe o que ela está fazendo e você não?

Se respondeu SIM a todas as perguntas este é um ótimo começo pois mostra que você não está perdido e cuidando do seu core business.

Caso contrário comece a elaborar imediatamente estas informações com você mesmo, ou com seus sócios e colaboradores da empresa. Isto será muito importante para se posicionar para as próximas etapas a seguir.

2- Páginas Indexadas

Indexar significa “apresentar” seu site aos motores de busca. (Google, Bing/Yahoo). Importante ressaltar que esta ação NÃO vai aumentar a audiência do site pois isto dependerá de outros fatores que veremos adiante.

Esta indexação é feita através das ferramentas Webmaster disponibilizadas pelo Google e Bing.

Dica: Se você ainda vai criar seu site deixe esta etapa por último. afinal ninguém vai achar interessante navegar em um site “em construção”.

3- Palavras-chave

Esta é uma das etapas do planejamento do SEO de seu site mais importantes.

Vai ajudar a construir seu conteúdo relacionando os termos de seu negócio com o que o público está procurando no momento para atender sua necessidade.

O essencial nesta etapa é:

  • Saber as palavras-chave que o seu público está procurando.
  • Qual o ranking dessas palavras-chave utilizando ferramentas para análise.
  • Determinar como cada palavra vai impactar no conteúdo.

Algumas palavras-chave vão trazer o cliente que quer comprar de imediato. Outras irão proporcionar um tráfego frio. Ou seja, o público que busca apenas informação e que no futuro pode se tornar cliente (Leads).

4- Fontes de Tráfego

Se você já investe em tráfego pago, provavelmente será capaz de responder a essas perguntas.

  • De onde vem a audiência do meu site? Orgânico ou pago?
  • Utilizo métricas para analisar o desempenho destas fontes de tráfego?
  • Se vem do Google, do Bing, do Facebook?
  • Por busca direta ao digitar o nome do site?
  • Por referência de outros sites (link building). É um excelente método para tráfego orgânico.
  • Através do clique do E-MAIL MARKETING que você mandou para o cliente ou prospecto
  • Utiliza métricas para analisar o retorno do investimento em tráfego pago

Caso ainda não invista em tráfego e em mídias, o retorno demora mais. Não se iluda.

Se puder investir nas 2 formas de tráfego (pago e orgânico) vá em frente. E não perca de vista seu ROI (Indicadores de Taxa de Retorno Sobre Investimento) em marketing digital.

5- Auditoria do Site e Conteúdo

Os motores de busca, especialmente o Google, gostam muito de sites com conteúdos organizados e bem escritos.

Fique atento para os seguintes itens:

  • Títulos e meta tags
  • Descrições das páginas. Não pode ter duplicidade.
  • Utilizar textos âncora
  • Endereço do site e das páginas (URL) otimizado e amigável.
  • Estrutura do conteúdo bem organizada e bem escrita.
  • Utilize mídias (imagens, videos, áudios) para melhorar a experiência do usuário ao visitar o site. O Google gosta muito de mídias dentro do conteúdo de um site, e de preferência bem nomeados e bem descritos (Alt-text).

6- Arquitetura da Informação

Obviamente temos de analisar aspectos mais técnicos na construção do site.

São eles:

  • Estrutura HTML, código limpo, responsivo e amigável para dispositivos móveis (mobile friendly). 
  • Site organizado, links internos para outras páginas (breadcrumbs), design das páginas homogêneo e dentro de um padrão.
  • Hospedagem do site. Pense no tráfego. Se você espera alto volume de visitas e conversões (prospecção de e-mails / vendas online) sua hospedagem deve possuir estabilidade.
  • Armazenamento de imagens, arquivos e dados em servidores externos (CDN).
  • Site seguro (HTTPS)…..O Google ama um site seguro!!
  • Se os servidores são compartilhados ou dedicados exclusivamente ao seu site.
  • Informações relevantes e objetivas sobre o seu negócio.
  • Seus Contatos, Páginas de “Obrigado” após as interações do usuário, Página sobre você e sua equipe (se houver).
  • Termos de Uso e Privacidade.
  • Acesso aos seus ambientes sociais (Facebook, Linkedin, Twitter)

Planejamento!!

Tenha em mente que estas estratégias e ferramentas devem ser monitoradas continuamente, pois tudo muda a todo momento:

  • O comportamento do público
  • As palavras-chave mais procuradas
  • O seu mercado e suas tendências

Planejamento de curto, médio e longo prazo neste caso é a premissa.

Se você pretende aumentar sua presença online no curto prazo corra para adequar seu site aplicando estas táticas.

Se você já investe em tráfego pago, habitue-se a monitorar corretamente os resultados do seu investimento e faça testes. Saiba qual ou quais anúncios funcionam melhor que outros. Saiba quais páginas convertem mais que outras. Que conteúdo atrai mais ou menos público.

Se você não investe e vai começar agora, o resultado virá no longo prazo.

Se você junto com sua equipe precisa de ajuda para planejar e implementar estas mudanças no seu negócio online pode contar com minha consultoria +Presença.

O objetivo desta consultoria SEO é ajudar você a planejar e fazer acontecer esta mudança em seu site.

É a sua oportunidade de gerar riqueza, investir corretamente seu dinheiro para alavancar seu negócio online utilizando métodos claros e objetivos para alcançar estes resultados.

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Espero ter ajudado com essas dicas e nos vemos em breve.

Super Abraço, Carlos Falcon