Planejamento de Presença Online | SEO
Vamos entender o ponto de partida para o planejamento de presença online.
Quero ajudar você a elaborar um plano de presença online para seu site e construir uma base sólida e estruturada para aumentar seu tráfego, captar mais clientes e aumentar suas vendas no dia a dia.
Eu sei que você já sabe que precisa e quer aumentar a audiência de seu site e principalmente suas vendas. Mas a pergunta é como fazê-lo.
Como dar o pontapé inicial para fazer o que é preciso?
Ouço com frequência empresários dizerem:
- Eu tenho um site, uma página no Linkedin e no Facebook!
- Eu tenho um site e uma lista de e-mails
- Eu tenho um blog, uma conta no Instagram e um canal no Youtube
E por aí vai.
Ok, mas agora vamos juntar o quebra-cabeças e listar os requisitos para este pilar.
Opa, desculpe mas na verdade são 4 pilares:
- Presença Orgânica
- Construção de Lista
- Conteúdo
- Mídias Sociais
Se faltou algum destes itens no seu negócio online, então continue lendo este post para que você possa, de fato, entender como construir uma genuína presença online.
Sobre Presença Orgânica
A presença online orgânica é o seu público espontâneo. Aliás é o clique preferido de 80% dos usuários de motores de busca (Google).
Os links patrocinados são muito úteis para campanhas específicas durante um determinado período de tempo.
Eles vão gerar tráfego e visibilidade para atingir um objetivo de vendas. mas não necessariamente vai criar um relacionamento com seu público.
Já a pesquisa orgânica tem a responsabilidade de esclarecer dúvidas, resolver problemas.
Nem sempre as pessoas entram no Google querendo comprar um produto ou serviço. Na maioria das vezes elas buscam respostas para uma situação.
Agora imagina se o usuário encontra essa resposta no seu site, PUFF!! Maravilha.
Você além de gerar tráfego, já ganhou 1 ponto do Google e ganhou um usuário feliz que pode voltar ao seu site para se envolver mais e finalmente comprar.
A construção de presença orgânica no marketing digital começa na otimização de seu site.
Esta otimização consiste em aplicar estratégias objetivas na construção do site além de seu conteúdo. Inclui também estudar formas de obter visibilidade de seu negócio em fontes externas. São as referências e backlinks.
Este conjunto de ações dá-se o nome de SEO, ou Otimização para Motores de Busca (traduzido de Search Engine Optimization).
No meu artigo Estratégias de SEO eu falo um pouco mais sobre este assunto.
Sobre Conteúdos Atrativos e Relevantes
Como diria Bill Gates: “Conteúdo é Rei!”. Mas de preferência que seja relevante para quem vai consumir seu negócio.
Esta é a essência do Marketing de Conteúdo. Criar conteúdo de valor dentro do contexto de seu negócio.
A relevância da informação para seu público irá promover sua autoridade e consequentemente ajudar na decisão de adquirir seu produto ou serviço.
Para isso é necessário um Plano de Conteúdo. Estabelecer um método que ajude você a responder as dúvidas do seu público e ao mesmo tempo fazer a sua oferta e medir resultados.
E com método fica bem mais fácil concorda?
É nesse contexto que entra a importância de um blog para seu negócio.
Vou dar um exemplo:
Um empresário do ramo de offshore me perguntou há pouco tempo:
– Mas o que eu vou dizer no blog? Eu não posso expor minhas tecnologias e segredos do negócio na internet senão a concorrência vai me engolir no café da manhã!!
Calma, não é bem assim. É claro que as tecnologias aplicadas em determinado negócio devem ser um segredo bem guardado para preservar seu investimento em pesquisas e assegurar seu faturamento.
Mas nem sempre o seu cliente quer saber de explicações técnicas. Basta saber escutar as dores e as dúvidas de seu cliente que o seu conteúdo se cria sozinho
O que eu quero dizer que o blog é a oportunidade de falar mais sobre os problemas de seus clientes e apresentar sua capacidade de resolvê-los.
Se o seu ramo de negócios é de eventos o cliente não quer saber o software de gestão que você usa, ou a marca do equipamento do DJ que você vai contratar. Ele quer saber se ele e seus convidados ou participantes terão uma experiência inesquecível, confortável e segura.
Quando você fala sobre estas questões no blog, os resultados são bem maiores.
Construir Sua Lista e Aumentar seu Faturamento
Se até aqui, você está atraindo visitantes e envolvendo-os com seu conteúdo irresistível, significa que você já possui condições básicas para construir seu “ativo de audiência”.
Este ativo é o e-mail de seu público.
Esta será a sua melhor oportunidade para gerar um relacionamento consistente e envolver seu possível cliente.
Mas como vou conseguir o e-mail destas pessoas?
Com o conteúdo relevante que eu mencionei no tópico anterior. Dê algo de extrema utilidade em troca do e-mail de seu lead.
Com uma lista de e-mails ativa e envolvida com o seu negócio, fica muito mais fácil fazer uma oferta e aumentar seu faturamento.
Mas não estamos falando de lotar a caixa de entrada deles com SPAM ou enxurrada de ofertas toda semana.
Se você não gosta de lixo na sua caixa de entrada, seu cliente também não.
Para que isso ocorra eu aplico um método comprovadamente eficaz que são campanhas de aquisição.
Significa:
- atrair,
- captar potenciais clientes,
- envolvê-los
- fazer uma oferta
- e aumentar seu faturamento.
Isso é a base de uma Campanha de Aquisição.
Use com Sabedoria as Mídias Sociais
Lembra do que eu disse no início sobre você, empresário, ter uma conta no Facebook OU no Twitter, OU no Linkedin, OU, OU…..
Pois bem, vou contar uma história rápida.
Recebi um e-mail de uma empreendedora que precisava de ajuda para fazer uma campanha de seu produto no Instagram e no Facebook. Ela queria saber como vender mais bolos de copo e atingir um faturamento maior no final de cada mês.
Mas ela não tinha um site. Expliquei que apesar do negócio dela estar presente nestas redes sociais (fazia vendas no whatsapp inclusive), estas “lojas” não eram dela.
Vender nas redes sociais pode ser complicado.
Elas possuem suas próprias regras e recomendações e periodicamente costumam alterar suas políticas de anúncios, E pior, sem avisar antes.
O risco de ter anúncios, campanhas canceladas, ou até mesmo sua conta bloqueada, é real. E depois de cobrado do seu cartão de crédito não tem mais volta. Você vai ter de começar tudo do zero.
Moral da história: Se você investe em anúncios para vender nas redes sociais sem possuir um site ou um blog, está jogando dinheiro fora.
Se você possui um site para apresentar seu produto ou serviço, significa que é você quem vai fazer as suas próprias regras.
Portanto a principal estratégia para vender nas redes sociais é direcionar seus anúncios para seu site. Sua própria loja.
Desta forma você está gerando audiência para seu negócio e aumentando seu retorno sobre o investimento em mídias sociais.
Vamos desenhar o Planejamento de Presença Online agora?
Com estes 4 pilares entendidos e construídos fica mais fácil traçar um checklist do planejamento.
A) Realizar uma análise
- análise do site
- qual o interesse pelo negócio (produto/serviço), palavras-chave, tendências (Google Trends), mídia tradicional (notícias), entrevistas e depoimentos.
B) Decisão
- tome uma decisão,
- estabeleça estratégias e metas a serem adotadas,
- Faça o planejamento
C) Checklist básico de otimização (SEO On-Page)
- títulos
- descrição de meta. Com telefone de contato dependendo do seu negócio
- contexto semântico, alinhar discurso do negócio com as buscas e seus leads (contatos)
- sua página de contato
- planejamento e produção de conteúdo para cada produto/serviço
D) Medir Resultados obtidos
- ranking dos termos chave
- aquisição de leads/período
- impacto sobre o faturamento
- indicações obtidas de seus clientes e parceiros
- otimização da carteira de produtos/serviços
Conclusão
Eu entendo que se você está empenhado de maneira séria em alavancar seu negócio online e busca métodos organizados para fazer seu negócio crescer, mostrar autoridade e aumentar seu faturamento, você precisa de um ponto de partida.
No marketing digital, são muitos pontos que você precisa observar e otimizar para elaborar um planejamento de presença online e aplicá-lo no seu negócio.
E é nesse contexto que se aplica a minha consultoria de vendas online.
Eu posso ajudar você a dar esse passo.
Clique para agendar uma Consultoria Online e vamos conversar.
Um grande abraço!!